Universidade Federal do Para
 
SEGUNDA FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2017
 



SUMÁRIO

EDITORIAL

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, LITERATURA E ARTE

Pensar a diferença no currículo: exercícios de escrileitura na docência

Helena Venites Sardagna e Sandra Mara Corazza

O plano de ensino escritural

Marcos da Rocha Oliveira

Labirintos sonoros do pesquisar com Nietzsche e Deleuze

Gilcilene Dias da Costa

O ensino superior como lugar não homologado da abjeção e da diferença: sobre o devir homoerotismo

Gerlândia de Castro Silva e Josenilda Maria Maués da Silva

O corpo como ato político: o amor como revolução em Mayombe, de Pepetela

Tânia Sarmento-Pantoja e Lia Maria Lima Marcelino

Decadência e ruína: nas memórias de Dois irmãos, de Milton Hatoum

Rosilene Cristina Valente e Augusto Sarmento-Pantoja

Blocos de sensações em cruzamentos com a escrita e imagens fotográficas, dilatações, fugas... e... pensamento delirante

Maria dos Remédios de Brito e Manoel Neto

A relevância da fotografia etnográfica na obra da artista Paula Sampaio

Karollinne Aguiar

Incursões educacionais no projeto estético de Zaratustra: o fazer na dança

Julia Terra Denis Collaço e Lucia Schneider Hardt

 

ARTIGOS

Nelma: uma vida em aberto!

Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Ressignificando a história e a cultura africana e afro-brasileira na escola

Jurandir de Almeida Araújo e Rossival Sampaio Morais

Alguns caminhos percorridos pelo construtivismo: já que toda teoria não vive apenas do texto do seu autor

Tatiana do Socorro Coutinho Reis

Histórias de alfabetização e práticas de leitura

Fernando Octavio Barbosa de Almeida

Uma análise sobre a sexualidade e a influência da mídia na adolescência: identidade cultural contemporânea entre adolescentes de uma escola de Belém

Denise Machado Cardoso e Marcelo Ricardo Dos Santos Silva

Alfabetização de crianças: a formação e a construção de saberes dos docentes alfabetizadores

Francicleide Cesário de Oliveira Fontes e Araceli Sobreira Benevides

 

EXPERIÊNCIAS DE ESCRITURAS

Sala de aula: cenas de uma tragédia anunciada

Deniz Alcione Nicolay

Pequeno exercício didático-bukowskiano: em defesa de um certo tipo de educação, de um certo tipo de vida, de um certo tipo de criatura com sangue nos olhos que um dia morrerá

Cristiano Bedin da Costa

 

ENTREVISTA

Sobre arte, educação e subjetivação: um diálogo com Tânia Mara Galli Fonseca

Flávia Cristina Silveira Lemos

 




Pesquisar

Universidade Federal do Pará PPGED/Instituto de Ciências da Educação
Difere - Grupo de Pesquisa Diferença e Educação E-mail - difere@ufpa.br