Universidade Federal do Para
 
QUARTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
 



SUMÁRIO

EDITORIAL

CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E DIFERENÇA

A problematização deleuzeana do aprender e do pensar como transversalidade para um currículo educacional

Fernando H. Yonezawa

Estudos Culturais e labirintos epistemológicos: consequências para concepções de educação

Pablo Sérvio e Raimundo Martins

Hermenêutica e educação: o lugar do intérprete e o diálogo com o texto/tradição

José Valdinei Albuquerque Miranda

Currículo na educação infantil: um diálogo entre propostas e práticas

Keilla Mara Soares Tavares e Rita de Cássia Melém da Silva

Currículo e ensino de Ciências: transversalizando saberes

Edilena Maria Corrêa

A sala de aula de Física: tensões de possibilidades da realização do processo pedagógico estabelecido no currículo

Wilher de Freitas Guimarães

ARTIGOS

A presença do higienismo no discurso educacional potiguar

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes

Quando a resistência docente se torna medicalizada e classificada como psicopatologia

Flávia Cristina Silveira Lemos e Geise do Socorro Gomes

Tecnologias de informação e comunicação e os impactos na formação docente

Monike Caroline Zirke Machado

Limites e possibilidades da dança na prática pedagógica de professores de Educação Física das escolas do ensino fundamental em Belém/Pará

Mary Patrícia Guimarães da Silva e Maria Auxiliadora Monteiro

A morfologia na aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a influência da consciência morfológica

Zilda Laura Ramalho Paiva e Karla Karolina Azevedo da Conceição

Estado brasileiro e povos indígenas: em que consiste o direito à educação escolar indígena diferenciada?

Joniel Vieira de Abreu e Marilena Loureiro da Silva

EXPERIÊNCIAS DE ESCRITURAS

De bubuia

Sandra Mara Corazza

Anuário

Anselmo Gomes

Uma poética dos espelhos: um estudo comparativo entre os contos O espelho, de Machado de Assis e Guimarães Rosa

Glenda Duarte

ENTREVISTA

Artistagens, escrileitura e pós-currículo: bate-papo com Sandra Corazza

Thiago Oliveira

 




Pesquisar

Universidade Federal do Pará PPGED/Instituto de Ciências da Educação
Difere - Grupo de Pesquisa Diferença e Educação E-mail - difere@ufpa.br